ToLido

Apresentação

ToLido é uma micro-rede desenvolvida primariamente para artistas, conteudistas e pessoas envolvidas com produção cultural, artes, filosofia e entretenimento.
Desenvolvida para que o conteúdo compartilhado e colaboração tenham uma importância maior do que a quantidade de conexões que cada membro pode adquirir, a ToLido disponibiliza um sistema de reputação automatizado por atividade na rede e uma moeda virtual interna para servir de estímulo para troca de conteúdos mais exclusivos criados pelos próprios membros.

CARACTERÍSTICAS DA REDE

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS
HIERARQUIA ADMINISTRATIVA
GRUPOS E TÓPICOS
REPUTAÇÃO
MOEDA VIRTUAL
CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS
A ToLido se estrutura de forma a promover mais a troca de conteúdos direcionados para assuntos específicos (através de seus grupos e tópicos) do que um exercício de promoção pessoal ou “forma de terapia” (oversharing). Posts pessoais sobre qualquer coisa em sua própria timeline não são possíveis e, por ser uma micro-rede com limite máximo de 500 membros, adicionar contatos é um exercício inútil.

Transparência do Sistema

Acesso à Rede

HIERARQUIA ADMINISTRATIVA
O administrador além de cuidar das questões tecnológicas do sistema é também quem cria grupos, tópicos, convites e pode moderar (grupos, publicações e perfis de usuários), criar recompensas para membros e intermediar manualmente transações em moedas virtuais feitas através de resgates pela loja virtual.
Abaixo do administrador estão os moderadores gerais (a rede pode contar com até deles) que possuem poder de voto para determinar rumos e mudanças na rede propostas pelo administrador e promoverem atividades com recompensas em moedas virtuais.
Abaixo dos moderadores gerais  estão os moderadores de grupos que possuem poderes básicos de moderação apenas em grupos específicos e possibilidade de criar novos grupos para moderar ou co-moderar. Nota: em grupos ocultos um moderador/fundador do grupo se transforma em administrador do grupo com poderes extras administrativos dentro desse grupo.
Para qualquer questão ou sugestões envolvendo a administração do grupo, membros devem se reportam aos moderadores de grupo ou moderadores gerais. Para questões que envolvam outros membros qualquer disputa deve ser reportada ao moderador do grupo ou a quem convidou o membro que é alvo da questão.
GRUPOS E TÓPICOS

GRUPOS

Grupos são onde acontecem as discussões. Inicialmente todo membro tem acesso padrão ao grupo geral público (que poderá ser revogado por ele se assim desejar). Grupos podem ser públicos, privados ou ocultos.
Grupos privados e ocultos podem garantir acesso de acordo com a reputação de membros, porém administradores de grupos ocultos podem simplesmente escolher a seu gosto quem terá acesso ao grupo.
Nota: Para criar um grupo oculto é necessário aprovação do administrador. Para criar um grupo privado é necessário que o membro seja um moderador e tenha junto com seu pedido o pedido de pelo menos 5 membros interessados.

TÓPICOS

Tópicos são uma forma de agrupar mensagens sobre o mesmo assunto que não se encaixam 100% em um grupo ou ainda não atraem membros suficientes para que um grupo seja formado para tratar desse assunto.
Ao criar uma publicação o membro pode selecionar um tópico para ela (se houver). Dessa forma ele e outros membros poderão optar por seguir esse tópico e acompanhar em seu feed todas as mensagens de todos os grupos públicos que possuem esse tópico selecionado.
Nota: Se um membro desejar criar um tópico ele deve consultar o moderador geral ou o administrador da rede.
REPUTAÇÃO

Aquisição

Pontos de reputação podem ser adquiridos automaticamente sendo ativo na rede (publicando coisas, respondendo posts e até, em mínima escala, curtindo postagens de terceiros). Atividades diversas garantem pontos de reputação para o membro e para outros envolvidos (ex: um post seu comentado por alguém faz com que você receba pontos de reputação).
Nota: “curtidas” dão o menor número de pontos porque isso não é realmente engajamento.

Para que serve

Nota: Novas utilidades para a reputação poderão surgir no futuro.

Perda de Reputação

A perda individual de reputação é rara e pode ocorrer se o membro tiver conteúdos postados apagados por ele, por um moderador ou administrador. Uma perda de reputação coletiva pode ocorrer durante atualizações no sistema de reputação como parte de um novo cálculo. Se isso acontecer toda a pontuação coletiva é reduzida de maneira homogênea.
MOEDA VIRTUAL

Aquisição

Moedas virtuais podem ser adquiridas através de:

Resgate

As recompensas/moedas virtuais podem ser resgatadas na Loja Virtual por produtos virtuais (ebooks, conteúdo multimídia exclusivo) ou serviços disponibilizados pelos próprios membros.
Para disponibilizar um produto virtual ou serviço contate um moderador geral ou o administrador.
Nota 1: Toda transação de moedas é documentada pelo sistema e inclui a razão discriminada para a transferência.
Nota 2: Apesar de produtos e serviços possam ser precificados inicialmente de acordo com alguma taxa de conversão real, não existe um sistema de troca de moedas virtuais por moeda corrente. Qualquer tipo de esforço ou iniciativa nesse sentido não será bem-vinda e resultará em suspensão da rede.

MANUAL DO USUÁRIO

PERFIL E CONTA
POSTS, DISCUSSÕES E PERGUNTAS
REGRAS DE CONDUTA
F.A.Q.
ACESSAR PELO CELULAR
TELEGRAM
PERFIL E CONTA

A principal coisa a se fazer ao ingressar na rede é…

…ir em seu Perfil (você acessa clicando no seu avatar), clicar em “CONFIGURAÇÕES DA CONTA” e depois em “E-MAIL e NOTIFICAÇÕES” para configurar como você deseja receber suas notificações.
Aviso logo isso porque ninguém gosta de receber email que não quer ler, mas ao mesmo tempo manter as notificações são uma excelente maneira de observar o movimento nos grupos e tópicos da rede quando você não está logado.
Experimente configurações diferentes até encontrar a que mais lhe convém.
(em breve mais)
POSTS, DISCUSSÕES E PERGUNTAS
As três opções de postagem na rede são posts rápidos, discussões e perguntas. Em todas elas os membros podem adicionar tópicos e também fotos e vídeos ao corpo da mensagem.
Cada conteúdo também pode ser reportado por membros se ferir as regras de conduta. (a opção fica abaixo da cada conteúdo publicado e se chama erroneamente “Relatório”. Estou trabalhando para corrigir essa tradução automática do sistema)
Abaixo as principais características de cada uma:

POSTS RÁPIDOS

Um post simples sem elementos de formatação de texto.

DISCUSSÕES

Post contendo título, elementos variados de formatação de texto, estrutura diferente de comentário/resposta (com intuito de organizar  discussões contendo vários membros) e também capacidade de se anexar documentos.
Lista de extensões permitidas: .pdf .doc .docx .xlsx .epub .cbr .cbz .mobi
IMPORTANTE: Não nos responsabilizamos por arquivos enviados por usuários. Arquivos podem conter vírus e a responsabilidade de baixá-los e rodá-los será toda sua. Darwinismo digital, ok?
Nota: Nessa opção de postagem o administrador ou moderador geral pode incluir uma recompensa em moedas virtuais.

PERGUNTAS

Para criar uma questão simples ou enquete para os membros do grupo.
Depois de criar uma pergunta o membro pode requisitar diretamente que membros específicos a respondam. Para isso basta clicar no título da pergunta para que ela abra totalmente em uma página,  depois clicar no botão “Solicitar Resposta” e selecionar os membros que receberão uma notificação do sistema pedindo para que respondam essa pergunta.
Nota: Nessa opção de postagem o administrador ou moderador geral pode incluir uma recompensa em moedas virtuais.
Bug conhecido: uma vez criada uma pergunta simples não é possível editá-la para transformá-la em uma enquete com mais de 2 opções.
REGRAS DE CONDUTA

SIM

Tenha o básico do bom senso e da empatia e você já está em um ótimo caminho.
Publique ou compartilhe coisas interessantes que se relacionam diretamente com o assunto do grupo em que você está publicando. Foque em informação, fatos e não em opiniões e especulações.
Melhor publicar algo útil e positivo que cause pouco engajamento do que algo  negativo, desgastante ou apelativo que cause muito engajamento.
Se um grupo não possui moderador, ofereça-se para moderá-lo. É fácil e ajuda a rede.
Trate os membros como sendo tão ou mais inteligentes que você.
Se você tem um produto virtual ou serviço que deseja oferecer na rede, fale com o administrador ou com um moderador geral sobre como disponibilizá-lo na Loja Virtual.
Ao anexar um arquivo para uma discussão tente se certificar que ele não possui virus ou é um material que corresponda com as regras de conduta.

NÃO

Não publique ou compartilhe conteúdo preconceituoso, racista, difamatório e discurso de ódio.
Evite ser reativo. Nem tudo é sobre você.
Evite compartilhar informações demais sobre você. Ninguém é tão interessante assim.
Evite compartilhar informações pessoais sobre terceiros (mesmo sendo membros da rede). Principalmente em grupos públicos.
Não compartilhe via anexos em mensagens obras de terceiros protegidas por direito autoral.
Não crie enquetes com trocentas opções de resposta. Contenha-se por favor.
(em breve mais)
F.A.Q.
P: O que significa “ToLido”?
R: Nada. É um nome criado pensado em o quanto somos tolidos ao usarmos redes abertas pois ao nos comunicamos com um grande número de pessoas que possuem visões, valores e compassos morais bem diferente uma das outras é natural que acabamos por nos autopoliciar e autocensurar quando publicamos algo. É também uma brincadeira com a expressão “Tô lido” que evoca a ideia de que seu conteúdo será lido na rede por pessoas que tenham o mínimo de compreensão de texto (e que se importam com conteúdo) e uma homenagem à região do Lido, em Copacabana (RJ) que foi celeiro de artistas em diversas décadas.
P: A rede é secreta?
R: Não, mas não precisa ser divulgada também. Quem precisa saber sobre ela provavelmente será convidado(a) por você ou por alguém.
ACESSAR PELO CELULAR
ToLido não possui um app para celulares, mas tem 99.9% do seu funcionamento via web acessível facilmente pelo celular.
Você só estará perdendo a barra lateral (imagem) que não conta com muito além de um atalho para esse manual e a Loja Virtual (que você pode acessar através do Menu de Perfil, clicando em “Seus Créditos”).
Se você desejar saber sua reputação no sistema, é só ir até seu Perfil que o valor aparecerá logo abaixo do seu nome (como no exemplo abaixo).

Como Usar Pelo Celular

Como não temos um app, você poderá criar um ícone na sua área de trabalho abrindo o site via Google Chrome, indo no menu e selecionar algo como “Adicionar para área de trabalho/Add to Home screen”.
Funciona para Android. Para iOS ainda não sei como se faz isso.
TELEGRAM
Atenção: essa integração e seu acesso foi desabilitado do sistema por não ser configurável para se adequar à proposta atual da rede. Se a proposta mudar, a integração poderá retornar.
Ao integrar seu perfil da ToLido com sua conta no Telegram você pode publicar e buscar por publicações novas feitas por outros membros.

Como conectar seu perfil na rede com a sua conta de Telegram

Opção 1- pelo navegador:


1- Certifique-se de que você já está logado(a) ao Telegram via navegador (se não, faça isso em https://web.telegram.org/#/login)
2- Clique no botão “Conectar com Telegram”. Ele fica no sidebar da página principal da rede. Isso abrirá uma página do Telegram pedindo para que você envie uma mensagem para o bot da comunidade.
2- Clique no botão “Open in Web”. Isso vai abrir a versão web do Telegram.
3- Clique no botão “Start” na parte inferior da tela.

Opção 2- Pelo celular:

1- Clique no link “Conecte-se ao Telegram” que está na descrição do grupo Calçadão (ou clique nesse link aí). Ele abrirá o app do Telegram acessando o nosso bot.
2- Clique no botão “Start”